segunda-feira, 19 de outubro de 2009

"TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO É TEMA DE DISCURSO DE MARCONDES GADELHA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS



“Transposição do Rio São Francisco é tema de discurso de Gadelha na Câmara dos Deputados”

Parabéns, Deputado Marcondes Gadelha, pela sua paixão por essa causa tão cristã, tão humanitária. O senhor merece, de pé, os aplausos de todos os paraibanos pela sua luta em defesa desse abençoado projeto de transposição.

O deputado Marcondes Gadelha é, indubitavelmente, um verdadeiro baluarte na luta em defesa da transposição. Por isso, afirmo com muita propriedade, que o pai da transposição, na Paraíba, chama-se: Deputado Marcondes Gadelha.

Peço ao nobre parlamentar, que viabilize uma visita às obras e se possível, convide-me para ver com meus olhos, o sonho de 12 milhões de nordestinos tornando-se uma realidade concreta e existencial.

Caro Deputado, com as bênçãos de Deus e a determinação política do governo Lula, nosso sonho secular tornar-se-á uma realidade concreta e existencial e assim, haveremos de celebrar a festa da libertação. Pois, milhões de irmãos nossos libertar-se-ão das tristes conseqüências da seca.
Valeu deputado!

Padre Djacy Brasileiro,

apaixonado pela luta em defesa da transposição.

domingo, 11 de outubro de 2009






VÍDEO SOBRE ...






COREMAS-PB, TEM FUTURO... SÓ DEPENDE DE VOCÊ...

Os sertões do Nordeste do Brasil são regiões de climas semi-áridos já em pleno processo de desertificação. Devido a sua localização geográfica, encravado no Polígono das Secas, decorrentes do embarreiramento do Planalto da Borborema, que impede o avanço à umidade vinda para essa região. Como se vê, o problema é climático, e, obviamente, o homem, o poder público, tinha e tem como solucionar ou na pior das hipóteses amenizarem esta situação.


Um descaso e digo mais, até mesmo um "crime de responsabilidade". É, a respeito do município de Coremas – PB, este referido município é detentor de um dos maiores complexos hídricos da região Nordeste, cuja capacidade máxima chega a mais de 1.350.000,000 m³ (um bilhão e trezentos e cinqüenta milhões de metros cúbicos de água), além de dispor de uma hidrelétrica que, na década de 1970, abastecia quase toda região sertaneja como fonte geradora de energia elétrica. Atualmente a mesma hidrelétrica conta com uma subestação que está interligada ao sistema CHESF, com Paulo Afonso, no estado da Bahia.

Esse grandioso complexo, construído nas décadas de 1940 e 1950, tem como meta mais ambiciosa e importante a implantação de um pólo de desenvolvimento, denominado Meridiano 38, cujo projeto se encontra atualmente no Ministério da Integração Regional da Presidência da República do Brasil.

Caso seja implantado o projeto Meridiano 38 em nosso estado, vai trazer redenção de todo Sertão Paraibano, prevendo inclusive a criação de uma faculdade de agronomia, uma escola técnica agrícola, um centro administrativo de política agrícola, visando à irrigação de milhares de hectares de terras, tendo como epicentro deste pólo de desenvolvimento justamente a cidade de Coremas.

Havendo decisão política de implantar esse projeto, poder-se-ia afirmar que o "Sertão vai virar Mar", propiciando o desenvolvimento regional do semi-árido estadual, tornando-o economicamente forte gerando emprego e renda para milhares de paraibanos.

O complexo hídrico Coremas Mãe d’água já foi responsável, durante décadas, pela produção de peixes para a alimentação, chegando até mesmo a ultrapassar a produção de todo o Litoral do estado, nas décadas de 70 e 80. Decorrente disso, os pescadores de Coremas e a sociedade como um todo estão solicitando aos poderes públicos federal, estadual e municipal a elaboração de uma política de piscicultura para o município, com o intuito de recuperar a produção perdida. O desejo principal do povo coremense seria que ocorresse a industrialização da produção do pescado, gerando emprego e renda para centenas de pessoas.

Além da necessidade da recuperação do setor pesqueiro, os habitantes locais alegam que poderá haver ainda investimentos no setor turístico, com melhorias na infra-estrutura do acervo histórico da cidade, pertencente ao Dnocs. Entre os pontos a serem recuperados, estariam a "Pracinha do Dnocs", o cinema, o Balneário de Mãe D’Água, além de urbanizar o Balneário do Rio da Turbina, buscando junto à PBTur a sua inclusão no Guia do Turístico da Paraíba.

É inadmissível um município como Coremas – PB ser detentor de uma considerável infra-estrutura (água e energia) para um desenvolvimento sustentável, no entanto sua população é uma das mais pobres, em termo relativo, do Estado da Paraíba. Isto é um absurdo!

Diante disto, urge pelo menos se acabar essa cultura, essa mentalidade dos seus agricultores, que só plantarem depois que chove. Quando na maioria dos casos muitos têm água, às vezes até corrente, e energia dentro de suas propriedades. Aliás, isto é uma prática costumeira em todo o Nordeste do Brasil. Um exemplo disto é que as margens do Rio São Francisco existem verdadeiros bolsões de misérias.

Então diante disto, se juntem a nós... Pois, vamos lutar pelo futuro de Coremas... Como foi abordado acima, Pois, Coremas possui um potencial enorme... Maior Açude da Paraíba, Hidroelétrica, Subestação da CHESF, o acervo do acampamento do DNOCS, para instalação do Campus Universitário, entre outros...Que a Transposição passe por Coremas:




Projeto de Piscicultura, Projeto Meridiano 38(que está arquivado no Ministério da integração Nacional), o asfalto de Coremas...Coremas- São José de Lagoa Tapada e Restauração de Coremas - São Bentinho... Além de projeto para o desenvolvimento do turismo... Como por exemplo, esporte náutico, passeios de catamarã, entre outros... Então, cabe, a todo (a)s nós Coremenses, lutarmos por esses "Pleitos"... Se não... Seremos "Omisso (a)s"...Como Cidadão(ã)s Coremenses...
Pense nisso... Reflita e faça sua parte...

Caso você, More fora do Estado da Paraíba... Fica isento desta participação (mais imediata)...Entretanto, não "Custa"...Estimular, seus amigo(a)s de Coremas e nossos Familiares...Mesmo pelo Orkut e/ou MSN...Conscientizando(a)s na participação de questionamentos desses mencionados "Pleitos"...De Desenvolvimento para Coremas...Junto aos seus grupos de amizades e familiares...Desta forma... Cobrando dos nossos representantes Políticos... O cumprimento dos seus ofícios... Caso contrário... Mude seu voto...

Em suma, não se podes conceber... Coremas, ser detentora de um potencial enorme, Pois, possuímos... Água e Energia, em abundância... E ser um dos Municípios, mais atrasado do Sertão Nordestino Brasileiro...


DO ESCRITOR DO LIVRO:
ÁGUA : A ESSÊNCIA DA VIDA
PEDRO SEVERINO DE SOUSA
JOÃO PESSOA(PB),
12 DE OUTUBRO DE 2009

sábado, 3 de outubro de 2009

CONVERSAÇÃO QUE MOSTRA OMISSÕES...LEVANDO COREMAS-PB AO ATRASO...



VÍDEO SOBRE...

Coremas em uma Edição do 'MÍDIA VIVA PRODUÇÕES'





OMISSÃO DAS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS DE COREMAS...SOBRE O PROCESSO DAS ELEIÇÕES DO COMITÊ/AÇU

( Conversação I )

Prezado Pedro Severino,


Fiquei feliz em saber dos andamentos que deram a respeito do Comissão de Bacia Hidrográfica, CBH, do Rio Piranhas- Açu, mas ao mesmo tempo triste.Não só pelas instituições, mas pela comunidade da qual fazem parte toda BH Piranhas -Açu.

Como Coremense, Professor,
Pesquisador inclusive do Reservatório Estevam Marinho, não tive conhecimento das reuniões, e só agora percebo que a comissão será empossada, e estou em dúvida quanto a contemplação do Vale do Piancó, em especial Coremas.

Assim peço relação completa com cargo, função, entidade, município e profissão que cada membro possa representar.

Gostaria de saber se há nesse momento alguma forma de Coremas poder ser contemplar com a participação de algum membro.Caso tenha algumas dessas informações favor informar.

Atencisamente,
Robson silva Cavalcanti


( Conversação II )

Prezado Pedro Severino Estou muito triste, em saber que O Prefeito Edilson Pereira e Janderley foram comunicados sobre a CBH do Rio Piranhas Açu, não entendi porque não enviastes uma simples mensagens, teria participado ou em Itaporanga ou em Pombal, teria cobrado em plenária o
direito a representatividade deste comissão afinal o vale participa com a nascente e mais de 1,3 bilhão de metros cúbitos, teria defendido não só Coremas mas como todo o Vale do Piancó. Tristeza.

Agora enviei mensagem a CBH, e ainda não me responderam, talvez não tenham gostado do que leram, mas te digo não fui descortês, fui educado em suma cobrei que ela fosse mais contemplativa com a inclusão de pessoas do Vale em
especial Coremas, sob a pena desta comissão não ter representatividade, acaba sendo excludente e pagando os custo deste processo.Por favor, já que participa da AESA e acaba tendo mais informações que eu, quando as tiver lembre-se de mim.Fico na esperança de que um dia o nosso município possa assumir as rédeas do seu futuro.

Atenciosamente,
Robson Silva Cavalcanti

Olá Amigo e Conterrâneo Robson Silva Cavalcanti,
Se você não sabia, fique sabendo, que desde Abril do corrente ano de 2009...Que estava ocorrendo o processo das eleições do Comitê do Piranhas/Açu...Mesmo não sendo da minhas atribuições dentro da AESA)...Entretanto, sempre cobrei do então, Gerente Regional da AESA de Patos, Dr. Gutemberg Silvino, hoje
Professor da UFPB(Campus de Areia-PB)...Da participação das comunidades de Coremas...Dos usuários das águas do Açude de Coremas/Mãe D’ Água, principalmente os pescadores...que participassem das plenárias que foram realizadas em Patos, Pombal, Itaporanga e Cajazeiras...Ele(Guttemberg Silvino)...Sempre mandava oficio para a Prefeitura Municipal de Coremas... E como também, para Janderley Batista, Presidente da Colônia de Pescadores de Coremas...Até mesmo, minha pessoa, por diversas vezes, mantive contato por telefone com Janderley Batista, sobre este referido processo das eleições do Comitê Piranhas/Açu...Tentando mostrar a ele, que o nosso Complexo Coremas/Mãe D’água...É, e sempre foi, o manancial, que regulariza o Piranhas/Açu...

Pelo visto, infelizmente, as nossas solicitações(minha e de Guttemberg) sempre foram em vão...Diante disto, em suma... Em alguns momentos, me ponho a refletir. E entro em reflexão...E tiro, as minhas devidas conclusões... Não só pelo fato...Sobretudo, da omissão das Autoridades Constituídas de Coremas(o Prefeito Edilson Pereira e o Presidente da Colônia de Pescadores, e o Vereador Sr. Janderlei Batista), neste caso especifico das eleições do Comitê Piranhas/Açu...Entre outras... E muitas outras... Ocorrências... Que me furto...Não mencionar...Que às vezes... “Envergonha-me”... “Ser”... Coremense...
Respeitosamente,
Pedro Severino de Sousa


Prezado Robson Silva Cavalcanti,
Antecipadamente, peço minhas desculpas, por não ter informado sobre o processo das eleições do Comitê do Piranhas/Açu...Entretanto, não tenho “Bola de Crista”...Para saber, que você tinha interesse, de se engajar nesta luta da formação do Comitê Piranhas/Açu...Se você de fato, anteriormente, tivesse se interessado por esta labuta da formação do Comitê Piranhas/Açu...No tempo hábil, ou seja, no inicio do processo(Abril/2009)...
Certamente, você teria se engajado neste processo da formação referido processo de Formação do Comitê Piranhas/Açu...Até porque, este processo de Formação do Comitê Piranhas/Açu... Existiu uma campanha de divulgação, amplamente divulgada nacionalmente pela ANA(Agência Nacional de águas), AESA(Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba)e o IGARN(Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte ), através de Editais e outros correlatos... Agora, querer responsabilizar terceiros, é injusto...Não vamos continuar...Nas “Omissões”...E querer responsabilzar...”Os Outros”...
Pense nisso...E reflita...E tire as suas devidas conclusões...

Afetuosamente,
Pedro Severino Faustino

Conversação ( III )
Prezado Pedro Severino,

Amigo a minha revolta nada tem haver com você desculpe-me se no meu depoimento chegastes a pensar que tu tiveste alguma culpa, não, inclusive sou testemunha do seu empenho extra obrigação na construção de uma Paraíba ambientalmente-socialmente e economicamente melhor, mas o fato é que se quer soube deste processo e das audiências, conforme foi explicado.Assim como você mesmo disse deixamos de procurar culpados e passamos a ser cada vez mais efetivo naquilo que nos diz respeito, fico grato pelas suas orientações e assim como você fico preocupado pela alienação política, a falta de interesse pelas coisas públicas e acredito que existe sim exista em muitos Coremenses o espírito de Padre Guilherme de ser renovador de causar mudança em buscar de uma Coremas melhor.

Afetuosamente,
Seu Amigo Robson Silva Cavalcanti.

Caro Amigo Robson Silva Cavalcanti,

Podes ficar tranqüilo, que nunca imaginei que suas colocações e argumentações, que sempre foram sabias e pertinentes...Nunca jamais, iria atribuí-las a minha culpa...


Confesso que tenho em você, como um dos poucos em Coremas... Que luta pelo engrandecimento desta nossa querida e adorada Coremas... Todavia, isto não quer dizer, que os outros demais... Não lutem pelo engrandecimento desta abençoada... Cidade das Águas... É que os “Outros Demais”...Ainda não “Despertaram”...Para “Enxergarem”...O potencial, que Coremas possui... Entretanto, no dia que eles acordarem... Serão nosso aliados...Para tiramos Coremas deste atraso sócio-economico-cultural...


É verdade, aonde você diz: “Fico preocupado pela alienação política, a falta de interesse pelas coisas públicas... E acredito que existe sim... Em muitos Coremenses... O espírito de Padre Guilherme... De ser renovador de causar mudança em buscar de uma Coremas melhor”...


Diante disto, concluo:


Não é só o sertanejo de Coremas...E sim, todos os Sertanejos do Nordeste do Brasil...São vitimas, da “Industria da Seca”...Se só a água...Trouxesse “Riqueza”...A Amazônia, era a região mais... Rica do Brasil...



Afetuosamente,
Pedro Severino de Sousa